O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, instituiu em 2025, de forma permanente, o Cadastro Municipal de Cultura, com o objetivo de reunir dados e informações sobre manifestações culturais, grupos, coletivos, agentes e fazedores de cultura de Patrocínio.
O cadastro permite a construção de indicadores que retratam a realidade cultural do município, servindo como base para o planejamento, a execução e a avaliação das políticas públicas do setor. A iniciativa também contribui para a preservação da memória institucional e para a continuidade das políticas culturais, independentemente das gestões administrativas.
O Cadastro Municipal de Cultura está disponível no portal oficial do Governo Municipal e é obrigatório para todos os fazedores e agentes culturais que desejam firmar parcerias com o município, participar de editais, ações de fomento, premiações ou atividades formativas. Podem se cadastrar grupos e coletivos culturais, artistas, agentes culturais e demais fazedores de cultura.
Além de ampliar a transparência e a equidade na distribuição de recursos públicos, o cadastro fortalece o setor cultural ao permitir um mapeamento mais preciso das atividades culturais desenvolvidas no município, contribuindo diretamente para a formulação de políticas públicas mais justas, democráticas e alinhadas à realidade local.
Para auxiliar no preenchimento, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo disponibiliza plantão de orientação presencial, das 13h às 17h30, em sua sede, localizada na Avenida José Maria de Alkimin, nº 686. O cadastramento também pode ser realizado de forma online, pelo site oficial do Governo Municipal:
https://www.pmp.patrocinio.mg.gov.br/cadastro-municipal-de-cultura/